14 abril 2011

Conservação do solo!

Olá pessoal

 Esta semana (15/04) se comemora o dia internacional de conservação do solo. Inclusive, esta data é instituída por uma lei federal! (Lei 7,876, de 13/11/1989). Se o solo deve ser conservado, significa que ele sofe modificações nas suas características físicas, químicas e biológicas. A modificação do solo (intemperismo) pode ser provocado por diversos fatores (alguns naturais), gerando erosão, compactação, salinização, desertificação e outros processos.

Compactação do solo
O homem também pode interferir no intemperismo natural do solo, aumentando muito os problemas. A implantação de culturas para subsistência (soja, café, cana-de-açúcar), a pecuária e o desmatamento são as principais práticas realizadas pelos humanos no solo, e que, se mau manejadas, podem resultar num aumento da degradação do solo.

Com o desmatamento e a retirada da cobertura natural o solo fica mais suscetível à ação direta da água da chuva, aumentando assim a erosão hídrica, gerando perda de solo. Junto com a erosão pode ocorrer a perda de nutrientes (lixiviação) e também o assoreamento de rios e lagos, quando estes nutrientes são depositados nos corpos d'água. Em pouco tempo o solo se torna empobrecido, o que diminui a produção agrícola. Portanto, a conservação do solo é necessária para evitar que a área seja degradada.

Erosão do solo

A erosão, inclusive, pode causar deslizamentos! Veja o post: http://solonaescola.blogspot.com/2011/03/deslizamentos.html

Plantio Direto
Existem algumas práticas agrícolas que podem conservar o solo, diminuindo assim o impacto gerado pelas culturas. A rotação de culturas é uma destas práticas, além do plantio direto, que consiste em evitar o revolvimento do solo no plantio e manter a cobertura da cultura na hora da colheita. Assim, evita-se o contato da chuva com o solo, diminuindo a perda de solo e nutriente. Existem diversas outras estratégias (plantio em nível, adubação verde, terraceamento) para que o solo seja conservado. 



Devemos manter o solo...não se esqueçam, é lei! rs Melhor não desrespeitar...

Um abraço 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)