12 agosto 2011

Terra Preta de Índio!

Olá pessoal,

Hoje trago um assunto bem bacana e bem diferente...espero que gostem!

"As áreas com Terra Preta são encontradas sobre os mais diversos tipos de solos e normalmente se localizam em terra firme, próximas às margens de rios e em locais bem drenados. Ela pode ser identificada por sua cor escura, resultado da concentração de substâncias orgânicas depositadas no solo que apresentam altos teores de cálcio, carbono, magnésio, manganês, fósforo e zinco, elementos que tornam essa terra fértil.
As áreas de terra preta medem em geral cerca de 2 a 3 hectares, mas há exceções, como no caso da Estação Científica Ferreira Penna, no coração da Floresta Nacional de Caxiuanã (PA), onde se pode encontrar terras pretas numa extensão com mais de 100 ha. A camada de Terra Preta sobre o solo possui em média 40 a 60 cm, mas pode atingir até 2 m de profundidade dependendo do lugar. Apesar da grande quantidade de sítios arqueológicos já conhecidos, não se tem um mapeamento de todas as ocorrências de Terra Preta na Amazônia. A estimativa é que ocorram centenas de sítios espalhados pela região.




Sítio arqueológico com Terra Preta na região amazônica.
  
Os arqueólogos costumam debater qual o real significado das manchas de terra preta encontradas em sítios pré-históricos da Amazônia Central, para alguns elas são um indicativo de que grupos indígenas pré-colombianos viveram por centenas ou até uns poucos milhares de anos em sociedades complexas e estruturadas, baseadas na agricultura sedentária e no manejo do ambiente, em meio à floresta. Para outros, a existência desse tipo de terreno mais escuro, frequentemente recheado de fragmentos de peças de cerâmica, não é uma prova cabal de que houve ali um processo de ocupação humana antiga e prolongada antes do desembarque do conquistador europeu.


Comparação entre solo comum da região e Terra Preta ao lado.


"Bom pessoal pra quem quiser saber mais a respeito da Terra Preta é só ler a matéria na íntegra que saiu da Revista Fapesp (Edição Impressa 183 - Maio de 2011 )....


Beijos a todos....

2 comentários:

  1. Po, bem legal, já tinha ouvido falar, mas não nunca fui atrás, vou procurar essa edição da revista fapesp.

    Bem legal o post.

    ResponderExcluir
  2. Show vou fazer uma horta em casa. Ajudou. Obrigada.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)