Sobre Nós



Quem somos nós?

O Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/Esalq é coordenado pelo Departamento de Ciência do Solo, e tem como objetivo principal disseminar entre professores e estudantes do ensino fundamental e médio a importância da conservação e da conscientização de que o solo é um componente do ambiente natural que deve ser adequadamente conhecido e preservado..

O Programa conta com espaço próprio, permanente, contendo inúmeras demonstrações sobre os mais variados aspectos do tema solos. Esta exposição é dinâmica, procurando fazer com que os visitantes (professores e alunos) participem do mesmo, e não simplesmente observem. O Programa foi baseado em um já existente chamado Projeto Solo na Escola, da Universidade Federal do Paraná, tendo como idealizador principal o Professor Doutor Valmiqui Costa Lima, e conta com uma estrutura semelhante.

OBJETIVOS DO PROGRAMA
• Estimular a curiosidade e disseminar informações sobre o tema,
• Criação de estrutura temática que possibilite elaborar uma sequência representativa dos processos responsáveis pela formação, desenvolvimento e constituição dos solos, além de práticas de degradação e conservação deste recurso.
• Elaborar recursos didáticos e ferramentas para ilustrar conceitos e conteúdos relativos ao tema.


POR QUE ESTUDAR O SOLO?
O solo é componente fundamental do ecossistema terrestre. Dessa forma, a disseminação de informações sobre o papel deste recurso natural dinâmico torna-se de grande importância,

Mas, para preservar e continuar fazendo uso do solo é preciso ter o mínimo de conhecimento sobre sua origem, desenvolvimento, formação e importância. É necessária a compreensão destes mecanismos para que se desenvolva uma idéia de conjunto entre a dinâmica da natureza e a dinâmica da sociedade, resultando no comprometimento com a manutenção dos recursos naturais.

EQUIPE
• Professores e funcionários do Departamento de Ciência do Solo.
• Alunos monitores, bolsistas e estagiários do Departamento de Ciência do Solo.